“O risco da exposição exagerada e descuidada aos raios ultravioleta (UV) deve ser um tema a colocar em cima da mesa, sobretudo num período atípico como aquele que vivemos hoje. Estivemos muito tempo confinados e protegidos da radiação solar e, agora que o país desconfinou e já praticamente todas as atividades são permitidas, é muito importante que exista um cuidado redobrado com o sol, visto que a pele se desabituou ao contacto com essas radiações.”
O couro cabeludo é uma das regiões do corpo que requer um grande cuidado. Uma vez que se trata de uma zona que, na maioria dos casos, não está tão exposta aos raios solares, acaba por não acumular melanina o que a torna mais branca e sensível. É exatamente por esse motivo que é muito importante saber como proteger o couro cabeludo da exposição solar
A grande maioria das pessoas passou um período longo da sua vida com o couro cabeludo coberto de cabelo, pelo que essa região foi naturalmente protegida. No entanto, o aparecimento de qualquer tipo de alopecia (perda de cabelo), quebra a proteção concedida por essa barreira natural e torna-se essencial fornecer uma barreira externa para bloquear os raios solares.
O Dr. Carlos Portinha, Coordenador Clínico do maior grupo clínico especializado em saúde capilar – o Grupo Saúde Viável, explica que o cancro da pele pode ser uma das consequências da exposição do couro cabeludo aos raios solares.
➡ Leia o artigo completo aqui: activa.sapo.pt