“Somos a única clínica no Mundo que está envolvida em várias áreas de investigação biológica, tecnológica e Robótica”
Ainda existe o mito de que a calvície é uma questão estética?
Na maior parte das vezes, a calvície está de facto associada à estética. No entanto, essa está longe de ser a única questão envolvida no problema da calvície e do recurso ao Transplante capilar. O cabelo serve, por exemplo, para proteger o couro cabeludo da exposição solar. Portanto, a resolução da calvície é importante até na prevenção do cancro da pele a nível do couro cabeludo. A calvície está ainda associada à tristeza, depressão e a outros problemas emocionais. Como tal, a resolução da calvície através do Transplante capilar pode ser inclusive uma resposta eficaz para questões de índole psiquiátrica e psicológica.
O que faz do transplante capilar um tratamento eficaz?
O Transplante Capilar é uma solução eficaz e definitiva porque as unidades foliculares que vamos transplantar não são suscetíveis à queda. Ao utilizarmos essas unidades (cabelo do próprio paciente), colocando-as nas zonas necessárias, estamos a resolver de forma definitiva a calvície. Daí que o transplante capilar, quando é realizado por equipas que dominam a técnica na perfeição, é sem dúvida a melhor solução para o tratamento da calvície.
Com que pode contar um paciente da Saúde Viável?
Um paciente da Saúde Viável pode contar com a simpatia, que é inerente à equipa, mas acima de tudo com profissionalismo e rigor. Nós somos uma clínica que não faz apenas transplantes capilares, mas que aposta muito na formação Clínica avançada e na evolução constante. Somos, provável e certamente, a única clínica no Mundo que, além de oferecer aos seus pacientes o Transplante capilar, está envolvida em várias áreas de investigação biológica e tecnológica no sentido de melhorar a cada dia o transplante capilar.
Como tem sido a apreciação geral dos pacientes da Saúde Viável
Os pacientes da Saúde Viável, como eu tenho por hábito dizer, são pacientes desde o primeiro dia, desde o minuto em que entram na Clínica para fazer uma consulta de avaliação. Façam ou não um Transplante Capilar, são pacientes para sempre. Como tal, são, por norma, pacientes satisfeitos com os resultados. São pacientes que falam bem de nós, que nos recomendam, e não há melhor que o passa-palavra. Efetivamente, mais de 90 por cento dos nossos pacientes vêm encaminhados por outros, e isso é sinal de satisfação e qualidade.
Por que é que a Grupo Clínico Saúde Viável é Nº1 em transplante capilar?
Nós somos considerados por entidades externas o Nº1 em Transplante Capilar. Não só porque somos quem mais experiência tem, quem mais Transplante Capilar faz por ano, em Portugal e Espanha, mas também porque somos uma clínica que não se limita à execução do Transplante Capilar. Saúde Viável aposta na formação contínua e na investigação. O que se reflete no que oferecemos ao paciente. O Transplante Capilar que fazíamos há um ano já não é o que fazemos hoje, e isso coloca-nos numa posição de liderança no sector.
E a nível mundial, qual o posicionamento do Grupo Clínico Saúde Viável?
A Saúde Viável é uma das clínicas de topo a nível mundial. O Transplante Capilar é feito com muita qualidade e com resultados que são visíveis através dos muitos pacientes, alguns deles figuras públicas, que nos procuram. Lideramos ainda a nível internacional porque temos uma equipa muito forte, com uma formação contínua, que sabe o que faz e que nos ajuda dia-a-dia, em Portugal e Espanha, a melhorar o Transplante Capilar. Estamos na vanguarda mundial também pelas técnicas utilizadas e na investigação, seja na área da melhoria da técnica ou na melhoria dos aparelhos que usamos para aplicar a técnica. Usamos aquilo que é mais avançado, a nível mundial, e estamos empenhados em melhorar tudo o que fazemos. As nossas equipas de investigação estão permanentemente a par da pesquisa científica no sentido de melhorar a nossa prática clínica.
Biografia:
Carlos Portinha, Médico, Coordenador Clínico Grupo Saúde Viável e Grupo Insparya
Médico licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1992-1998)
Formação Específica em Transplante Capilar FUE pela ISHRS – International Society of Hair Restoration Surgery (Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauro Capilar)
Experiência e prática Clínica em Transplante Capilar desde 2010
Formação específica em Transplante Capilar pela Técnica Robótica Artas, certificado pela Restoration Robotics
Investigador Principal para a área Clínica do consórcio Saúde Viável/i3S: investigação em stemcells aplicadas à Alopecia.
Responsável clínico em toda a atividade de desenvolvimento tecnológico de novas técnicas e dispositivos de Transplante Capilar do Grupo Saúde Viável.
Membro efetivo da ISHRS – International Society of Hair Restoration Surgery
Membro da EHRS – European Hair Research Society
Membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética e Cirurgia Cosmética
Especialização em Medicina Geral e Familiar
Pós-Graduação em Medicina Estética e Antienvelhecimento (Post-Graduate Educational Center – Novena Medical Center)
Assistente Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (do ano letivo 2000/2001 até 2011/2012) – Disciplinas de Medicina Preventiva I e II e Medicina Comunitária